Como a nova previdência afeta empresas e colaboradores

Namoro no Trabalho. Os dois lados da moeda
14 de novembro de 2019
Como se comportar durante as comemorações de final de ano que ocorrem nas empresas
18 de novembro de 2019

A aprovação da reforma da previdência já é quase realidade. Há meses, é um dos assuntos mais comentados no Brasil e com muitas opiniões diferentes. O tema segue discutido por parlamentares, para solucionar o problema de um déficit bilionário que já é realidade.

Alexandre Slivnik, especialista em desenvolvimento humano, gestão de pessoas e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), explica como a novidade pode influenciar na vida do trabalhador dentro das empresas. “Os  empresários querem investir cada vez mais e agora estão de olho nessa possibilidade devido  à aprovação da reforma da previdência, porque inevitavelmente diminuirá o déficit público, aumentando as perspectivas de uma economia saudável e consequentemente, mais investimentos para o nosso país”, explica.

Com uma série de mudanças previstas na atual previdência, Slivnik acredita que a população pode ficar um pouco receosa. “As modificações serão bastante positivas para a economia brasileira nos próximos anos”, aponta.

O que tem incomodado a sociedade é que a reforma vai aumentar a idade mínima e o tempo de contribuição dos trabalhadores, no entanto, é importante pensar nos benefícios que essa mudança irá trazer. “A potencial aprovação deve ser encarada como uma grande oportunidade para a geração de novos empregos, devido a possibilidade de empresários apostarem no crescimento econômico e começarem a contratar pessoas. Além disso, pode dar uma possibilidade ainda maior do profissional encontrar motivos para desempenhar sua missão por mais tempo, afinal, nos dias de hoje, temos muitos profissionais na faixa dos 60, 70, 80 anos que são altamente qualificados e querem muito trabalhar, por paixão”. diz Slivnik.

Segundo o especialista, existe uma certa ilusão por parte dos trabalhadores em relação a estabilidade. A carteira de trabalho é um instrumento importante e que garante os direitos mais básicos aos colaboradores, porém pode ser um empecilho para sair da zona de conforto. “A comodidade é algo perigoso e muito fácil de cair. O ser humano acaba acostumando com essas conveniências e por conta disso não cresce, então isso pode ser muito prejudicial ao falar em carreiras e possibilidades. Apesar do dinheiro, também é importante pensar nas realizações a longo prazo. Será que um funcionário quer trabalhar na mesma área pelo resto da vida? Se a carteira de trabalho for um fator limitador, é interessante pensar em outras possibilidades”, comenta Alexandre.

Para aumentar as chances de uma vida tranquila ao se aposentar, ele indica começar a investir na carreira desde já. “Cada pessoa tem suas próprias dificuldades dentro de uma empresa, para crescer onde está é preciso focar nos pontos que precisam ser melhorados, sejam em processos e até mesmo na personalidade. Quanto maior o impacto dessas ações nos resultados das empresas, maior é a probabilidade de crescer, ganhar cada vez mais e ter um futuro mais estável”, afirma Slivnik. Um dos fatores que pode ser de grande ajuda nesse momento é aplicação de técnicas de desenvolvimento dentro das empresas. Todo investimento em conhecimento é bem vindo, eventos, cursos e até mesmo livros. “O mundo muda rapidamente e é preciso estar atento e dar oportunidades para que os colaboradores cresçam, afinal, o negócio dos negócios são as pessoas”, finaliza.

Alexandre Slivnik
Alexandre Slivnik
Autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É sócio-diretor do Instituto de Desenvolvimento Profissional (IDEPRO), diretor-executivo da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, com especialização em HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *